Seguidores

sábado, 23 de abril de 2016

Descubra a quantidade de açúcar nos refrigerantes

uma ótima sugestão para feiras de ciência!
Todos nós já ouvimos falar que refrigerante engorda, mas quanto açúcar existe no refrigerante? 







nesse site você encontra esse video e mais experimentos de química :D

http://www.cienciatube.com/2013/10/experiencias-de-quimica.html

NerdQuímica - A química oculta nos filmes, desenhos, séries, animes, etc





um vídeo bacana pra quem é fã de algum personagem  

CINÉTICA QUÍMICA – EXEMPLOS

Será que se misturarmos óleo de soja, água e sal por algumas horas formará margarina?
Por que colocamos alguns alimentos no refrigerador?
Como um pedaço de pão francês se transforma em energia, em nosso organismo?
Embora as três perguntas pareçam não ter relação, elas estão intimamente relacionadas, quando o elo é a cinética química.
cinética química busca entender os princípios que podem influenciar na velocidade de reações químicas. Ou seja, há reações químicas que podem ser aceleradas para que aconteçam em tempo útil para que seus produtos sejam usados pelo homem ou até mesmo serem retardadas, para que os produtos finais não sejam alcançados. Dessa forma, pode-se dizer que o estudo das variáveis que influenciam no aumento ou na diminuição da rapidez de uma reação química é conhecido como cinética química.
Praticamente todas as pessoas do mundo contemporâneo utilizam princípios decinética química em sua vida cotidiana para se beneficiar de alguma forma. Quando usamos a geladeira e/ou freezer para conservar os alimentos por mais tempo, na verdade estamos diminuindo a temperatura na qual os alimentos estão expostos, prejudicando assim as reações de decomposição destes alimentos, preservando-os por muito mais tempo do que se estivessem a temperatura ambiente. A variação de temperatura é um dos fatores que podem influenciar na velocidade de uma reação química, mas como já foi dito, não é o único.
Energia
Normalmente, se desejamos que uma reação química ocorra mais rapidamente, elevamos a temperatura em que os reagentes se encontram. Isso é bastante comum quando desejamos/necessitamos cozinhar um alimento. E se quisermos que a reação ocorra mais lentamente, basta diminuirmos a temperatura, como ocorre quando colocamos um alimento no refrigerador ou congelador (freezer). Mas por que as reações são influenciadas pela temperatura do sistema?
Quando a temperatura de um sistema é elevada, normalmente há o aumento do grau de agitação das partículas da matéria, seja no estado gasoso, líquido ou até mesmo sólido. Esse aumento de agitação das partículas favorece a maior colisão (com energia suficiente, denominada colisão efetiva) entre os reagentes e consequentemente, maior formação de produtos.
Há também a possibilidade de acelerar reações químicas através da luz ou até mesmo através de um fluxo de elétrons, ou seja, eletricidade. Uma reação favorecida pela luz e de grande importância para todas as formas de vida do nosso planeta é afotossíntese. As reações influenciadas pela luz são denominadas reações fotoquímicas.
Outra possibilidade influenciar a velocidade de uma reação é através da eletricidade. As reações que são beneficiadas pela eletricidade são denominadas reações eletroquímicas. As reações eletroquímicas são bastante utilizadas em vários processos industriais, tais como a eletrogalvanização, que serve para depositar um elemento químico mais nobre sobre outro menos, tal como depositar cromo, prata ou ouro sobre ferro.
Por que colocamos alguns alimentos no refrigerador?
Para diminuir a temperatura do sistema e diminuir a rapidez em que ocorre as reações de decomposição dos alimentos.


Escrito por: Miguel A. Medeiros
Publicado em: 10 de agosto de 2015
mais novidades no http://quiprocura.net/wordpress 

sábado, 9 de abril de 2016

Cinética Química


Cinética Química 
Cinética química se relaciona com a cocção de alimentos.


A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.



O conhecimento e o estudo da velocidade das reações são muito importantes em termos industriais, e também estão relacionados ao nosso dia-a-dia, como por exemplo, quando colocamos um alimento na panela de pressão para acelerar seu cozimento.


As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como:

Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas.

Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação. Um exemplo é quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água.

Pressão: quando os participantes de uma reação são gasosos e se aumenta a pressão desse sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação. Isso porque o aumento da pressão diminui o volume, intensificando as colisões das moléculas.

Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Um exemplo é quando pegamos uma amostra de palha de aço e reagimos com ácido clorídrico concentrado e com ácido clorídrico diluído.

Luz: Algumas reações químicas se processam com maior velocidade em presença de luz, como por exemplo, a decomposição da água oxigenada. Por isso é que determinados produtos são comercializados em frascos escuros.

Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem serem consumidos durante a reação. Este fato ocorre porque permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rápido. Um catalisador possui a propriedade de acelerar a reação, mas não aumenta o rendimento, ou seja, ele produz a mesma quantidade de produto, porém, num período de menor tempo.





o vídeo a seguir fala sobre cinética química  no cotidiano









mais sobre química visite o canal do youtube



https://www.youtube.com/channel/UChy2vDADNGfZ9r1G8l1FTYA

quinta-feira, 7 de abril de 2016

O Desastre de Chernobyl

Sinopse:
Há vinte anos, na madrugada de 26 de abril de 1986, o reator número 4 da usina de energia nuclear Chernobyl explodiu em uma chama de cores que alcançou mil metros de altura no céu da Ucrânia.
O programa O Desastre de Chernobyl documenta uma batalha autêntica contra o tempo, que milhares de soviéticos jamais poderão esquecer. Durante os oito meses posteriores a explosão da central nuclear, 800.000 jovens soldados, mineiros, bombeiros e civis procedentes de todas as regiões da antiga União Soviética trabalharam sem descanso para tentar moderar os efeitos da radioatividade, construir um sarcófago ao redor do reator acidentado e finalmente salvar o mundo de outra provável tragédia. Todos eles estavam sendo guiados pelo temor a uma perigosa e possível reação em cadeia derivada da explosão inicial, cem vezes superior aos efeitos da bomba de Hiroshima.
Registrado como o pior acidente industrial e ambiental da história, a explosão de Chernobyl produziu uma chuva radioativa que pôde ser detectada na antiga União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia, Inglaterra e inclusive ao leste dos Estados Unidos. Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrússia e a atual Rússia foram altamente contaminadas. Como resultado, 200 mil pessoas tiveram que ser evacuadas de seus lugares de origem. 60% do pó radioativo ficaram concentrados no território da Bielorrússia.

Ficha Técnica:
Gênero Documentário
Titulo Original: The Battle of Chernobyl
Duração: 1 h 37 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Produção: Discovery Channel


Onde encontrar o documentário: - Torrent

Para assistir: YouTube


"Show da Química" é um programa - game que tem como principal área da química a  fisico-química e como principal tema os gases. Seu público alvo são alunos da 1ª série do ensino médio.
É uma criação do LABVIRT (Laboratório Didático Virtual)
No link abaixo vocês podem fazer a simulação,ou até mesmo baixar o programa.
No link abaixo vocês podem fazer a simulação,ou até mesmo baixar o programa.
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_showdaquimica.htm